domingo, 14 de agosto de 2011

COMO PLASTIFICAR UM TECIDO


Tecidos plastificados têm vários usos: são mais fáceis de manter na mesa de jantar, evitam que você se molhe quando são usados em um avental e ficam ótimos em um jogo americano, entre outros. Mas nem sempre a gente acha uma estampa que goste. Além disso, quem não quer uma peça exclusiva? Aprenda uma maneira simples de plastificar qualquer tecido.
 
1

Cortando tecido e adesivo

Para esse projeto, é interessante fazer primeiro um retalho, para só depois partir para pedaços maiores. Corte o tecido. Quando cortar o adesivo, corte 3mm menor, em todas as direções.
 
2

Cole o adesivo no tecido

Passe o tecido primeiro, para que não fique nenhuma dobra ou amassado. Em seguida, cole o adesivo no tecido. Não se preocupe, essa etapa é bem fácil.
 
3

Passe o tecido pelo avesso

Vire o tecido e passe pelo avesso. É interessante que a sua tábua de passar tenha forro térmico, para que o plástico quente não grude. Mas, se não tiver, isso não é impeditivo. Coloque o ferro no ponto médio de calor e vá passando devagar, mas sem parar em nenhum ponto, em movimentos circulares. Observe o tecido, pois é fácil perceber quando o plástico aderir ao tecido.
 
4

Fazendo emendas

Caso o adesivo seja menor que o tecido que você quiser plastificar, não se preocupe. A emenda fica muito discreta.
 
5

Dicas

Adesivo vinílico comprado em lojas de serigrafia é mais barato e mais largo do que o comprado em papelarias. Uma outra maneira de fazer a plastificação é com um tecido por cima. O importante é que o ferro de passar não entre em contato direto com o plástico. Tecidos grossos ficam mais firmes. Tecidos finos continuam bem flexíveis.
Para o ferro não entrar em contato com o plástico, use um tecido por cima ao fazer a plastificação. Foto: Vivianne Pontes 

Nenhum comentário:

Postar um comentário