segunda-feira, 22 de agosto de 2011

COLETE PASSO A PASSO

Olá  gente fiz este poste para uma de minhas leitoras que como eu as vezes tem dividas na costura.
Achei na net e resolvi posta-ló aqui com uns adicionas para facilitar e tirar duvidas na modelagem* ( 1° passo antes da costura)
Lá vai:

Quem não souber costurar e não entender, poderá pegar um colete (ou uma camisa, vestido...) que já tenha e customizá-lo (como dezejar) com as flores de tule que mostrarei no passo a passo.

Aqui estão costas e frentes do colete
Costas cortadas 4X e Frentes cortadas 4X (essa quantidade é necessária porque o colete é forrado)

Costas (tecido e forro) costurei o local marcado com riscos em vermelho como mostra imagem abaixo.

 Coloquei direito das costas (tecido e forro) com direito das frentes (tecido e forro) e costurei os ombros assim como mostra marcação da imagem abaixo.


Depois que fechei os ombros, coloquei as frentes para cima e coloquei direito do tecido com direito do forro e costurei somente o local marcado de vermelho deixando apenas as laterais abertas como mostra a imagem abaixo.


Depois fiz piques com a tesoura assim como na imagem abaixo


Depois passei as duas frentes pelas aberturas dos ombros, levando-as até a abertura de um dos lados das laterais, como mostram as setas.

Essa parte eu peço desculpas pois foi muito difícil mostrar e as imagens não ficaram legais. Nesta etapa costurei as laterais. Direito do tecido com direito do forro. Costurei  ao redor de uma das laterias  e a outra lateral costurei até onde deu na máquina e a parte de dentro, a do forro, mostrada na imagem é a parte do forro que foi necessário o fechamento com ponto invisível feito à mão com o auxílio de agulha e linha.

Colete pronto!!!!



Agora vamos para a etapa de colagem das flores de tule


cortei um círculo de 6,5cm de diâmetro no algodão cru que foi usado como molde.

Cortei os círculos de tule

Dei a primeira dobra

Dei a segunda dobra e aí fica parecendo uma flor quando pega-se na ponta formada.

Coloquei 1 pingo de cola quente na ponta

Colei no colete

Colei uma a uma próximas umas das outras, contornando o decote deixando-o com efeito destas duas imagens abaixo:

Colete Prontoooooooooo!!!!!!!!!

Para ajudar ou exclarecer mais...
Se você não souber modelar basta pegar uma blusa ou um vestido e usar a parte superior para modelar* (desenhar em um papel antes de cortar o tecido para depois cortar o tecido tendo como base o molde* (opapel desenhado), colocando em cima do tecido e desenhando o mesmo no tecido apos desenhado você ainda deve deixar cerca de um centimentro de sobra de tecido alem da marquinha desenhada em volta de todo o desenho pois esta sobra sera para facilitar a costura.
 
Confira detalhes de costumização:
 
transformar uma camisa, daquelas tradicionais que está no fundo do seu armário, em um coletinho. O melhor de tudo é que é super simples de fazer.

A Paula pegou um colete dela como molde, só para ter uma ideia do comprimento que ela queria e cortou a parte debaixo da camisa.

Depois foi só cortar as duas mangas, também no molde do colete e prontinho! Super simples né?

A Isabela Marques é amiga da Paula e também estuda moda. Ela aproveitou para experimentar o coletinho. Lindo, por sinal! E depois, as duas montaram um look rock’n roll na Natasha (Natasha é o nome do manequim).
Mas se você pensa que só uma camisa é que pode virar um colete, está enganada. Isabela tinha guardado no fundo do armário um vestido que ela não usava mais e pegou o gancho do colete, para fazer uma nova transformação.

A Paula adorou e montou um look camiseta básica, coletinho e óculos nerds. Liiiiiiiiiiiiindo!
Olha só como foi fácil transformar o vestido. A ideia é a mesma da camisa, com algumas pequenas diferenças.


A camisa já tinha botões, mas o vestido precisou de um corte no meio.

Depois, mais um corte na parte de baixo, no comprimento desejado e para finalizar um arremate nas mangas.
Sabe a parte do tecido que sobrou? Guarde, porque isso é assunto para outro post. A Isabela fez um saia, mas depois eu conto tudo. Aliás, esse encontro rendeu muuuuuitas outras dicas. Continue acompanhando o blog, que depois eu posto mais sugestões de Paula e Isabela.

Dicas:
A frente do colete você pode fazer de acordo com sua imaginação, como em vez de colocar, botões e etc... colocar  ilhos e passar fios para ficar como um corselet e isso você pode colocar atrás tambem para transpasar nas costas sem corte ou ae colocar uma tira nas costas de um lado e outro para amarração.
Veja os dois  modelos:


 Você pode usar também cochetes, é só usar a imaginação e mãos a obra.
Espero que gostem.

2 comentários:

  1. Oi. Muuuiiittooo obrigada pela ideia e passo a passo do colete. Adorei. Logo vou fazer o meu e aí posto no meu blog.
    Abraços.
    Amanda

    ResponderExcluir
  2. Que legal, amei flor, ficou show, Obrigada por sua visitinha flor, tem post novo no Rosa Chock: http://tudorosachok.blogspot.com/2011/08/jacki-design-original-x-falsa.html
    Bjo

    ResponderExcluir